Morre o historiador e antropólogo John Monteiro

Professor sofreu acidente de carro na noite desta terça. Velório acontece na quinta, no auditório do IFCH, na Unicamp

Morreu em um acidente de carro, na noite desta terça (26), o antropólogo e historiador John Monteiro, professor e diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.  Monteiro foi atingido por um veículo na contramão, na Rodovia dos Bandeirantes. O velório será nesta quinta-feira (28), no auditório do IFCH, na cidade universitária.  

Especialista em história indígena e autor de Negros da Terra: Índios e Bandeirantes nas Origens de São Paulo (1994), John Monteiro fez graduação em História pela Universidade do Colorado; foi mestre e doutor pela Universidade do Chicago. Era professor do Departamento de Antropologia da Unicamp desde 1994. Estava desenvolvendo a pesquisaMamelucos e Mamelucas: Aliança, Mestiçagem e Escravidão em Perspectiva Transcontinental, 1550-1650 que, em suas palavras, estudava os chamados “índios coloniais”. Ou seja, tratava “de populações indígenas que fazem parte da sociedade ou da história colonial. Índios que participam como soldados nas milícias e nos campos militares, índios aldealdos que fazem parte das missões, índios cristãos convertidos para o catolicismo ou para o calvinismo, no caso do Brasil holandês”, explicou em entrevista durante simpósio da Anpuh, em 2006.

John Monteiro era colaborador da Revista de História. Em 2008, assinou o artigo “Sangue nativo”, o qual falava sobre o jogo de interesses que gerou séculos de escravização dos índios no Brasil. Três anos depois, contribuiu com a série de documentários “Histórias do Brasil”, uma parceria entre a revista e a Conspiração Filmes, exibida pela TV Brasil [assistaaqui ao episódio ‘Entradas e bandeiras’, no qual Monteiro é entrevistado]. Além disso, o pesquisador assinou a resenha principal da edição de abril da RHBN, texto ainda inédito, que chega às bancas na semana que vem. Em homenagem a ele, liberamos o texto, na íntegra, aqui.

Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s