Cadernos Metrópole: Teoria Urbana na América Latina

Cadernos Metrópole: Teoria Urbana na América Latina
Cadernos Metrópole: Teoria Urbana na América Latina

O Conselho Editorial da Revista Cadernos Metrópole convida os pesquisadores das diversas áreas de conhecimento que abordam a questão urbana e regional a enviarem artigos sobre o tema: “Teoria Urbana na América Latina”, que irão integrar a edição de nº 31. A iniciativa da publicação é abrir espaço para estudiosos do Brasil e do exterior que vêm retomando os esforços de reconstrução do pensamento latino-americano sobre a cidade, em diálogo crítico com uma teoria urbana globalizante, nos planos teóricos, conceitual e empírico. O prazo para envio dos trabalhos é 31 de julho.

A Revista Cadernos Metrópole, de periodicidade semestral, tem como enfoque o debate de questões ligadas aos processos de urbanização e à questão urbana, nas diferentes formas que assume na realidade contemporânea. Trata-se de periódico dirigido à comunidade acadêmica em geral, especialmente, às áreas de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Demografia e Ciências Sociais. A revista publica textos de pesquisadores e estudiosos da temática urbana, que dialogam com o debate sobre os efeitos das transformações socioespaciais no condicionamento do sistema político-institucional das cidades e os desafios colocados à adoção de modelos de gestão baseados na governança urbana.

Teoria Urbana na América Latina

Sob o impacto da explosão do crescimento das grandes cidades, no período 1950/1970, surgiu em vários países da América Latina um pensamento urbano que buscava encontrar os marcos estruturais-históricos da nossa formação urbana. Marcado pelo debate entre as teorias da dependência, da modernização e do imperialismo e pelo reconhecimento da diversidade das cidades do continente, esse pensamento teve grande influência no debate internacional. Posteriormente, contudo, o vigor intelectual desse debate foi obscurecido pelo poder “geo-cultural” das grandes universidades do mundo europeu e norte-americano e sua capacidade de hegemonizar o pensamento urbano na escala global. O presente número da Revista Cadernos Metrópole busca abrir espaço para os acadêmicos que em vários países latino-americanos – e  em outros continentes – vêm retomando os esforços de reconstrução do pensamento latino-americano sobre a cidade, em diálogo crítico com uma teoria urbana globalizante, nos planos teórico, conceitual e empírico.

Data-limite para postagem dos trabalhos: 31 de julho de 2013

Mais informações em: http://observatoriodasmetropoles.net/index.php?option=com_k2&view=item&id=590%3Acadernos-metr%C3%B3pole-teoria-urbana-na-am%C3%A9rica-latina&Itemid=170&lang=pt

Deixe um comentário

Arquivado em onde publicar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s