O perfil das mortes por acidentes de transporte no Estado de São Paulo

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os acidentes de transporte foram responsáveis por 1,23 milhão de mortes no mundo, em 2007, o que colocava essa causa de morte como a décima mais importante e a principal entre as causas de morte violenta. Naquele ano, no Brasil, ocorreram 38.409 mortes em razão de tais acidentes, resultando em uma taxa de 19,9 óbitos por 100 mil habitantes, pouco abaixo da média mundial (20,8 por 100 mil).
Desde 2007, os acidentes de transporte constituem a principal causa de morte não natural entre a população residente no Estado de São Paulo, posto ocupado pelos homicídios durante mais de 20 anos.
Verifica-se que as taxas de mortalidade por acidentes de transporte no Estado de São Paulo estão entre as menores do país, mas ainda elevadas quando confrontadas com as de muitos países, especialmente os mais desenvolvidos. Preocupa também o fato de as taxas permanecerem quase sem alterações nos últimos anos, mantendo-se um pouco abaixo de 20 óbitos por 100 mil habitantes, o que significa que ainda há muito por fazer para que alcancem níveis mais aceitáveis.
A Região Metropolitana de São Paulo apresenta os menores níveis de mortalidade, mantendo-se abaixo de 15 óbitos por 100 mil habitantes. A análise mostra que os acidentes no Estado se concentram, temporalmente, nos fins de semana e, geograficamente, nas cidades cortadas por rodovias. As mortes no trânsito acontecem mais entre homens do que entre mulheres – os atropelamentos são mais frequentes entre as pessoas mais velhas, ao passo que os acidentes de motocicleta atingem os grupos mais jovens. Os dados ressaltam a relevância de medidas preventivas, com destaque para a fiscalização no trânsito.

http://www.seade.gov.br/produtos/primeira_analise/mai/

Imagem

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s