Seminário Análise Espacial Aplicada a Estudos de Segregação Urbana: Métricas e Modelos de Simulação Computacional, por Flavia da Fonseca Feitosa (INPE)

O Seminário “Análise Espacial Aplicada a Estudos de Segregação Urbana: Métricas e Modelos de Simulação Computacional” será ministrado pela Profa. Dra. Flavia da Fonseca Feitosa do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), no dia 14 de agosto de 2013 às 14:30hs, no Auditório do Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

PARAISÓPOLIS

Foto: Tuca Vieira

Sobre o Seminário:

Este seminário tem como objetivo apresentar um conjunto de técnicas de análise espacial para o estudo de padrões e dinâmicas da segregação residencial em áreas urbanas. Serão enfatizadas aplicações baseadas em duas abordagens distintas e complementares: o cômputo de medidas espaciais de segregação e a construção de modelos de simulação computacional.
Medidas espaciais de segregação são adotadas para quantificar distintas dimensões do fenômeno, em diferentes escalas, e representá-lo na forma de “mapas de segregação”. Modelos de simulação computacional, por sua vez, permitem ir além da representação de estados da segregação urbana, capturando inter-relações entre processos dinâmicos de natureza diversas, sejam eles globais ou locais, individuais ou coletivos.
Através da modelagem computacional, particularmente de uma abordagem “bottom-up” (de baixo para cima), é possível representar a segregação residencial como uma propriedade emergente de um sistema urbano complexo: apresenta um padrão espacial coerente e observável a nível macro que é gerado a partir de inúmeras interações no nível micro, onde muitas famílias estão constantemente tomando decisões a respeito de sua localização residencial. Exemplos de simulações realizadas com um modelo empírico, o MASUS (Multi-Agent Simulator for Urban Segregation), serão apresentados para ilustrar as potencialidades desta alternativa analítica.

1 comentário

Arquivado em Seminários, Urbanização

Uma resposta para “Seminário Análise Espacial Aplicada a Estudos de Segregação Urbana: Métricas e Modelos de Simulação Computacional, por Flavia da Fonseca Feitosa (INPE)

  1. Boa iniciativa! Pena eu não poder participar.. abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s