II Seminário Nacional sobre População, Espaço e Ambiente

Seminário Nacional População e Ambiente1. Apresentação

O GT População, Espaço e Ambiente – PopEA da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), o Programa Espaço e Sociedade – PESS do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional – PLUR da Universidade do Vale do Paraíba – Univap têm o prazer de convidá-los a participar do II Seminário Nacional sobre População, Espaço e Ambiente, que se realizará de 29 a 30 de Outubro de 2013, em São José dos Campos, SP.
No evento serão apresentados os artigos científicos selecionados a partir da submissão de resumos expandidos encaminhados à Comissão Científica do Encontro e aprovados para exposição oral ou pôster.
O II Seminário PopEA traz como seu tema central: (Re)Pensando o Campo de População, Espaço e Ambiente: Experiências/Tendências Contemporâneas e Perspectivas Futuras
O Seminário está organizado em torno de quatro (4) sessões temáticas e (2) mesas para diálogos transversais com convidados nacionais e internacionais.
As sessões temáticas estão organizadas em torno dos temas:
S01. Dinâmica Populacional, Mudanças Climáticas Globais e Ambiente
Essa sessão temática objetiva reunir estudos reflexivos, experiências empíricas e apresentação de novas técnicas e de metodologias em temas de interesse da relação população e ambiente, considerando os impactos das mudanças climáticas globais e as medidas de adaptação e de mitigação nas suas diversas escalas. As dimensões humanas nos problemas ambientais emergentes devem assumir papel de destaque nos círculos acadêmicos e a demografia, no universo das abordagens interdisciplinares, oferece novas perspectivas para o tema.
S02. Análise Espacial e Métodos de Representação Geocomputacionais em Estudos de População, Espaço e Ambiente: Onde Estamos e Para Onde Vamos?
O reconhecimento da relevância do espaço nas interações entre população e ambiente promoveu um crescente interesse pela utilização de métodos e instrumentos capazes de incorporá-lo explicitamente como uma dimensão analítica central. As geotecnologias assumiram um papel importante nos estudos do campo de população, espaço e ambiente, destacando-se como ferramentas de mediação entre distintas áreas do conhecimento, que viabilizam a utilização de fontes de dados não usuais aos estudos populacionais, e permitem múltiplas possibilidades de representação e análise. Esta sessão tem como objetivo discutir e avaliar o uso destes métodos e instrumentos, apontando suas contribuições, limitações e potencialidades para o avanço do conhecimento na área.
S03. Para além das Metrópoles: População, Espaço e Ambiente em Pequenas e Médias Cidades
As políticas públicas ambientais e urbanas são, usualmente, pensadas para o espaço metropolitano, ou das grandes cidades. Justificável, considerando a grande concentração populacional nesses espaços. Entretanto, a realidade socioambiental das pequenas e médias cidades faz com que pensemos nesses espaços urbanos como objetos empíricos ainda em processo de conhecimento. Desperta o nosso interesse, pois são cidades usualmente esquecidas pelas políticas públicas e locais de concentração de problemas sociais e ambientais, eclodindo na formação de espaços de vulnerabilidade. Nesse sentido, essa sessão receberá artigos que discutam as caraterísticas demográficas e socioambientais de pequenas e médias cidades, seus problemas, possibilitando a criação de uma agenda de discussão em torno desse tema.
S04. Urbanização, População e Consumo: um eixo agregador para os estudos sobre População, Espaço e Ambiente?
O consumo vem recebendo cada vez mais atenção dos pesquisadores do campo de população e ambiente, o que tem estimulado o interesse pelo desenvolvimento e utilização de métodos e instrumentos capazes de incorporá-lo definitivamente como componente central desta dinâmica. Esta sessão tem como objetivo discutir o consumo enquanto agente estruturador do espaço e, portanto, como mediador da relação entre população e ambiente, observando as questões dos processos de urbanização em curso, em particular as novas questões colocadas pela agenda metropolitana.
2. Prazos
• Submissão dos Resumos Expandidos: até 23 de Agosto de 2013
• Divulgação dos Resultados: a partir de 06 de Setembro de 2013
• Prazo máximo de envio dos trabalhos completos: 27 de Setembro de 2013
3. Formato e envio dos resumos expandidos e dos artigos
Os resumos expandidos devem ser redigidos em Word ou similar (.doc ou .docx), seguindo as normas da ABNT, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, papel A4 (margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm), com, NO MÁXIMO, quatro páginas e devem conter: (1) Título, (2) Nome e afiliação institucional dos autores, (3) Resumo, (4) Palavras-chave, (5) Introdução, (6) Materiais e Métodos, (7) Resultados e Discussão, (8) Conclusões e (9) Referências bibliográficas.
Os artigos completos devem ser redigidos em Word ou similar (.doc ou .docx), seguindo as normas da ABNT, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, papel A4 (margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm), com, NO MÁXIMO, 20 páginas e devem conter os mesmos itens listados para os resumos expandidos.
Resumos expandidos e artigos completos devem ser encaminhados, até as respectivas datas-limites indicadas neste documento, para o e-mail gtpopea.abep@gmail.com.
4. Contato
Para maiores informações, escreva para: gtpopea.abep@gmail.com.
5. Organização
Grupo de Trabalho População, Espaço e Ambiente – GT PopEA da Associação Brasileira de Estudos Populacionais – ABEP
Leonardo Freire de Mello (Universidade do Vale do Paraíba) – Coordenador do GT PopEA – leo.mello@gmail.com
Douglas Sathler dos Reis (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) – Coordenador adjunto do GT PopEA – doug.sathler@gmail.com
Antônio Miguel Vieira Monteiro (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE)
Flávia da Fonseca Feitosa (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE)
Silvana Amaral Kampel (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE)
Sandra Maria Fonseca da Costa (Universidade do Vale do Paraíba)
Ricardo Ojima (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN)
Roberto Luiz do Carmo (Núcleo de Estudos de População – NEPO/Unicamp)
Eduardo J. Marandola Jr. (Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA/Unicamp)
Álvaro de Oliveira D’Antona (Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA/Unicamp)

Deixe um comentário

Arquivado em Eventos científicos, Informações Úteis, População e Ambiente, População e Espaço, Seminários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s