Nepo passa a se chamar Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó”

De acordo com a Resolução GR-3, de 21 de janeiro de 2014, publicada no Diário Oficial (disponível AQUI), atribuiu-se nova denominação ao Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Universidade Estadual de Campinas. Assim, este passa a ser denominado Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó”.
Dentre os procedimentos para tal mudança encontra-se a carta escrita pela atual coordenadora do Núcleo, Estela Maria Garcia Pinto da Cunha (disponível AQUI), a partir da qual se reconhece “a trajetória acadêmica e relevante contribuição da Dra. Elza Salvatori Berquó para a Demografia, tanto no âmbito nacional quanto internacional, e especialmente pela sua condição de idealizadora e fundadora do Nepo” e, desse modo, aclama-se a necessidade de reconhecimento e gratidão à Dra. Elza mediante tal homenagem.
Nós, alunos da Demografia da Unicamp, também expressamos nossa alegria com esta justa homenagem. Temos imenso orgulho de pertencer a este Núcleo.
Apresentamos, abaixo, mais informações sobre a trajetória intelectual de Elza Berquó, retiradas do seu Currículo Lattes (disponível AQUI).

Elza Salvatori Berquó

ElzaBerquo

Professora Titular aposentada da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Pós-Graduada em Bioestatística pela Columbia University. Título de Pesquisador Emérito do CNPq-2013, Membro da Ordem do Mérito Científico Classe Grã-Cruz, 1998, e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, 2000. Membro fundador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP, em 1969, é atualmente a Coordenadora da Área de População e Sociedade. Fundou ainda o Núcleo de Estudos da População, NEPO da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, tendo sido sua coordenadora entre 1982 e 1994. Ainda hoje atua nesse Núcleo da Unicamp como Membro dos Conselhos Técnico Científico e Superior. Presidiu a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, CNPD, de 1995 a 2002. Membro das Comissões Consultivas dos Censos Demográficos dos Anos 1991, 2000 e 2010, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Membro Fundador da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, ABEP, 1977. Membro da International Union for the Scientific Study of Population, IUSSP, do Population Association of Americas, PAA e da Associación Latinoamericana de Población, ALAP. Sua participação em estudos populacionais no Brasil contribuiu para abrir novos enfoques e paradigmas na demografia. Tem realizado muitos projetos de pesquisa, alguns deles tratando de problemas de saúde pública, de grande atualidade e de não menor gravidade, como é o caso do HIV/AIDS. Entre as pesquisas que coordenou nos últimos anos pode-se destacar a Pesquisa Nacional sobre Reprodução Humana , realizada com apoio do International Development Reserarch Centre (IDRC), o Population Council, e a FINEP, realizada em 1973-1978. Estudo da Fecundidade dos Estados Brasileiros em 1970 , realizada em 1974-1975, e o Estudo Multicêntrico da Morbi-Mortalidade Feminina no Brasil , realizado em 1995-1999, ambas com apoio da Fundação Ford do Brasil, “Saúde Reprodutiva da Mulher Negra, realizada em 1991-1993, e o Programa para Formação de Pesquisadoras Negras , realizado em1994-1996, patrocinados pela Fundação MacArthur, “Comportamento sexual da população brasileira e percepções do HIV/Aids”, edições de 1998 e 2005, e a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher PNDS 2006, que contaram com o apoio do Ministério da Saúde. Nos últimos anos, apresentou grande número de palestras e conferências científicas no Brasil e no exterior. Possui inúmeras publicações, entre livros e artigos, nas áreas de saúde reprodutiva, gênero, sexualidade e juventude.
 —
Veja também outros posts do Blog Demografia Unicamp sobre Elza Berquó, clicando AQUI.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s