Nepo passa a se chamar Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó”

De acordo com a Resolução GR-3, de 21 de janeiro de 2014, publicada no Diário Oficial (disponível AQUI), atribuiu-se nova denominação ao Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Universidade Estadual de Campinas. Assim, este passa a ser denominado Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó”.
Dentre os procedimentos para tal mudança encontra-se a carta escrita pela atual coordenadora do Núcleo, Estela Maria Garcia Pinto da Cunha (disponível AQUI), a partir da qual se reconhece “a trajetória acadêmica e relevante contribuição da Dra. Elza Salvatori Berquó para a Demografia, tanto no âmbito nacional quanto internacional, e especialmente pela sua condição de idealizadora e fundadora do Nepo” e, desse modo, aclama-se a necessidade de reconhecimento e gratidão à Dra. Elza mediante tal homenagem.
Nós, alunos da Demografia da Unicamp, também expressamos nossa alegria com esta justa homenagem. Temos imenso orgulho de pertencer a este Núcleo.
Apresentamos, abaixo, mais informações sobre a trajetória intelectual de Elza Berquó, retiradas do seu Currículo Lattes (disponível AQUI).

Elza Salvatori Berquó

ElzaBerquo

Professora Titular aposentada da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Pós-Graduada em Bioestatística pela Columbia University. Título de Pesquisador Emérito do CNPq-2013, Membro da Ordem do Mérito Científico Classe Grã-Cruz, 1998, e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, 2000. Membro fundador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP, em 1969, é atualmente a Coordenadora da Área de População e Sociedade. Fundou ainda o Núcleo de Estudos da População, NEPO da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, tendo sido sua coordenadora entre 1982 e 1994. Ainda hoje atua nesse Núcleo da Unicamp como Membro dos Conselhos Técnico Científico e Superior. Presidiu a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, CNPD, de 1995 a 2002. Membro das Comissões Consultivas dos Censos Demográficos dos Anos 1991, 2000 e 2010, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Membro Fundador da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, ABEP, 1977. Membro da International Union for the Scientific Study of Population, IUSSP, do Population Association of Americas, PAA e da Associación Latinoamericana de Población, ALAP. Sua participação em estudos populacionais no Brasil contribuiu para abrir novos enfoques e paradigmas na demografia. Tem realizado muitos projetos de pesquisa, alguns deles tratando de problemas de saúde pública, de grande atualidade e de não menor gravidade, como é o caso do HIV/AIDS. Entre as pesquisas que coordenou nos últimos anos pode-se destacar a Pesquisa Nacional sobre Reprodução Humana , realizada com apoio do International Development Reserarch Centre (IDRC), o Population Council, e a FINEP, realizada em 1973-1978. Estudo da Fecundidade dos Estados Brasileiros em 1970 , realizada em 1974-1975, e o Estudo Multicêntrico da Morbi-Mortalidade Feminina no Brasil , realizado em 1995-1999, ambas com apoio da Fundação Ford do Brasil, “Saúde Reprodutiva da Mulher Negra, realizada em 1991-1993, e o Programa para Formação de Pesquisadoras Negras , realizado em1994-1996, patrocinados pela Fundação MacArthur, “Comportamento sexual da população brasileira e percepções do HIV/Aids”, edições de 1998 e 2005, e a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher PNDS 2006, que contaram com o apoio do Ministério da Saúde. Nos últimos anos, apresentou grande número de palestras e conferências científicas no Brasil e no exterior. Possui inúmeras publicações, entre livros e artigos, nas áreas de saúde reprodutiva, gênero, sexualidade e juventude.
 —
Veja também outros posts do Blog Demografia Unicamp sobre Elza Berquó, clicando AQUI.

Deixe um comentário

Arquivado em Ícones da Demografia, NEPO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s