Prof. Marcos Gonzaga (UFRN) ministra curso de Projeções Populacionais na Unicamp

Entre os dias 15 e 19 de junho o Prof. Dr. Marcos Roberto Gonzaga, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ministrou um curso de Projeções Populacionais aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Demografia da Unicamp. O curso visou a aplicação de modelos estatísticos e técnicas demográficas para projeções populacionais por coortes componentes e projeções em áreas menores.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer novamente ao professor pela disponibilidade assim como ao Programa de Pós-Graduação em Demografia e, especialmente, ao Prof. Dr. Everton Emanuel Campos de Lima, por terem feito tantos esforços para que  pudéssemos desfrutar desta semana intensiva de estudos.

Veja na imagem abaixo os alunos do curso junto ao Professor Marcos Gonzaga (centro, de blusa azul), o Professor Everton Lima (à direita, de blusa cinza) e ao seu lado, a Profa. Dra. Luciana Correia Alves.

Curso_Projeções_Unicamp

2 Comentários

Arquivado em Demografia da Unicamp, Prof. Dr. Éverton Emanuel de Lima, Prof. Dr. Marcos Roberto Gonzaga, Profa. Dra. Luciana Correia Alves, Projeções Populacionais, UFRN

2 Respostas para “Prof. Marcos Gonzaga (UFRN) ministra curso de Projeções Populacionais na Unicamp

  1. larissa

    Boa tarde!
    Gostaria de uma ajuda de vocês, pois preciso fazer um estudo de projeção populacional para 100 municípios e distritos para o ano de 2036.
    Gostaria de saber se há algum programa (software) que faça esta projeção se entrarmos com os dados dos censos anteriores.
    Por favor. Me ajudem.
    Aguardo retorno.
    Obrigada,
    Larissa

    • igor_johansen

      Prezada Larissa,

      Existem sim softwares que fazem a projeção para você, mas é preciso ter muito cuidado com quais são os pressupostos que cada um deles utiliza para projetar a população.

      Sugiro entrar em contato diretamente com o professor Marcos Gonzaga, talvez ele possa lhe ajudar. Seu e-mail institucional é marcosrg@ccet.ufrn.br.

      Abraços e boa sorte,
      Igor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s