Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais foi realizado em Franca/SP.

Entre os dias  15 e 16 de agosto de 2017 tivemos a décima primeira edição do Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais, inserido nas atividades do Programa de Seminários do Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO-IFCH/UNICAMP), e em parceria ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPPs) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) em Franca/SP.

Nesta edição, contamos com 30 participantes que possuíam suas formações atreladas aos cursos de Serviço Social, Direito, Relações Internacionais, Ciências Sociais e Estatística. Destacando-se os profissionais recém formados pela instituição parceira.

DSC_0205
Comissão Organizadora, palestrantes e ouvintes do XI Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais. Foto por: Júlia Fontana Marangon.

A organização do evento contou com a presença das professoras: Dra. Rosana Baeninger (IFCH-UNICAMP), coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO-UNICAMP), Dra. Lidiane Maciel (IFCH-UNICAMP e UNIVAP), Dra. Regina Laisner (NEPPs-UNESP) e Dra. Paula Pavarina (NEPPs-UNESP). Além disso, estavam presentes os alunos e pesquisadores do Projeto Temático FAPESP Observatório das Migrações em São Paulo e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNESP.

A conferência de abertura foi realizada pelo Prof. Dr. Paulo Jannuzzi (ENCE-IBGE) acerca do uso de indicadores sociais para a formulação de políticas públicas. Enquanto que a Mesa Redonda do dia 15 contou com a fala da Profa. Dra. Rosana Baeninger e da Dra. Roberta Peres sobre o processo de transição demográfica e indicadores sociais, assim como, da Dra. Maísa Faleiros (NEPO-UNICAMP), a qual destacou elementos da dinâmica populacional histórica do município de Franca/SP, e da Dra. Natália Demétrio (NEPO-UNICAMP), cuja fala centralizou-se na discussão dos arranjos rurais-urbanos regionais.

O segundo dia de atividades contou com a realização de oficinas ministradas pela Profa. Dra. Lidiane Maciel e pela doutoranda em Demografia Giovana G. Pereira (IFCH-UNICAMP). A mesa redonda “Demandas locais e regionais” foi composta pelo Prof. Dr. Marcelo Gallo do Departamento de Serviço Social e pela Profa. Dra. Maria Madalena Graciolli do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP-Campus Franca. Tivemos também a participação da Profa. Dra. Vera Navarro do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e do Dr. Eduardo Tostes, promotor do Ministério Público da regional de Franca. As exposições foram centralizadas no debate acerca dos desdobramentos das recentes reformas trabalhistas e educacionais, simultaneamente, a limitação do orçamento público prevista para os próximos anos.

O evento contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), do Departamento de Relações Internacionais (DERI-UNESP) e do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UNICAMP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s