Carta aberta em defesa da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos Populacionais e técnicos do IBGE

Conteúdo publicado originalmente na página da Unicamp

Pesquisadores divulgaram na última sexta-feira (dia 14 de junho) a carta aberta em defesa da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A carta conta com apoio de diversos professores, pesquisadores e pós-graduandos da Unicamp.

Confira o documento na íntegra:

Carta Aberta

Nós, estudiosos e estudiosas dos temas populacionais e sociais no Brasil abaixo assinados, vimos a público externar nosso apoio incondicional ao movimento em defesa do Censo Demográfico de 2020 e da ação nessa direção da atual diretoria da Associação Brasileira de Estudos Populacionais que, de maneira coerente e responsável, juntamente com várias de suas co-irmãs, tem rejeitado os cortes no escopo temático do Censo Demográfico, e a consequente deslegitimização do trabalho científico criterioso e de alta qualidade realizado pelo corpo técnico do IBGE. Ademais, consideramos que esta intervenção coloca em xeque a própria história e prática da instituição cuja tradição, reconhecimento e respeitabilidade na condução deste e de outros levantamentos estatísticos são amplamente reconhecidos internacionalmente.

Historicamente, a ABEP e a grande maioria dos pesquisadores e pesquisadoras usuário(a)s de dados (em particular a comunidade demográfica) sempre se posicionaram como grandes defensores do IBGE por considerá-lo não somente um patrimônio nacional na coordenação central do sistema estatístico brasileiro, mas também por ele manter sua autonomia, por primar pela sua qualidade e por ser portador de toda a expertise necessária para a produção com confiabilidade pública de dados relevantes e de qualidade sobre o país. Foi deste modo que ela se posicionou em vários momentos, sendo um deles, em particular, muito parecido com o que vivemos hoje: o adiamento do Censo 1990 no governo Collor. Portanto, não há novidade e qualquer tipo de casuísmo que a ABEP esteja hoje na linha de frente em defesa dessa importante instituição. A ABEP sempre apoiou o IBGE e, em toda a sua história, reconheceu a excelência do trabalho do seu corpo técnico de servidores efetivos.

As manifestações do corpo técnico do IBGE sobre o processo que redundou no lançamento da campanha “Todos pelo Censo 2020” e culminou na renúncia de quatro coordenadores e um diretor de área, mostram que a intervenção atual na instituição se constitui em uma quebra unilateral do planejamento estabelecido pelas direções anteriores para a produção do Censo Demográfico 2020, que deverá comprometer a qualidade dos seus resultados. O corpo técnico alerta que a responsabilidade pelas consequências futuras destes resultados não serão arcadas pela atual diretoria, mas por aqueles que fazem parte do quadro funcional permanente da instituição. O processo de ajuste vem sendo conduzido sem envolver, como historicamente sempre ocorreu, a comunidade demográfica nacional na discussão acerca do novo escopo temático que está sendo proposto para o levantamento censitário.

É inaceitável o fato de que justamente aqueles que detêm o real conhecimento e controle sobre os processos estejam deles alijados e descontentes, situação que tem se traduzido em pedidos de exoneração por parte de coordenadores de áreas estratégicas na produção do levantamento. Este comportamento é plenamente compreensível, uma vez que os cortes no escopo do Censo 2020 foram adotados e realizados pela Direção do IBGE sem sequer ouvir a equipe técnica da instituição. O novo escopo foi apresentado aos coordenadores de área, a posteriori, apenas para simples conhecimento. É preciso explicitar que a decisão de corte foi realizada com base em uma lista de temas, sendo inexistente, até o momento, um novo instrumento para coleta. A elaboração do questionário se fará à revelia do corpo técnico.

O prejuízo em termos científicos e analíticos da retiradas de vários quesitos do Censo Demográfico é inconteste e fere o que no nosso entender deveria ser uma regra de ouro do processo: levar em conta as contribuições de especialistas das diferentes áreas (que não são somente demógrafos e demógrafas), manter a comparabilidade, e também auscultar novas tendências e aprender com a experiência de censos anteriores. Os técnicos do IBGE têm rebatido cada uma das justificativas para os cortes, inclusive aquela que foi adotada mais recentemente, ou seja, a da qualidade do levantamento. Além disso, eles têm demandado, ainda sem sucesso, que a Direção apresente uma avaliação criteriosa sobre as atividades mais custosas e com maiores dificuldades de execução.

Os cortes de escopo do Censo Demográfico não têm sido conduzidos a partir de justificativas científicas, mas lastreados em um discurso genérico. Não é demais lembrar que tal discurso tem se modificado ao longo do processo, que se inicia com o corte de custo determinado pelo Ministro Guedes, tendo sido depois negado pela atual Presidente do IBGE.

Em particular, com relação à qualidade – hoje o grande discurso que justifica os cortes –, boa parte das justificativas apresentadas foi dura e objetivamente desconstruída pelos técnicos nos manifestos e cartas de renúncia divulgadas. Assim, ao contrário do que garante a nova presidente do IBGE e o seu Conselho Diretor, é amplo o pessimismo na comunidade científica com relação ao que esperar sobre a qualidade do Censo 2020, tendo em vista o clima de tensão vivido pelo corpo técnico e o descontrole sobre o cronograma de execução do Censo, em razão das mudanças impostas.

Como usuários do Censo Demográfico e profundos conhecedores da seriedade e qualidade do corpo técnico dos servidores do IBGE que, mesmo claramente desfalcados por falta de reposição de funcionários, veio, nos últimos anos, realizando um belo trabalho para que pudéssemos ter um censo nos padrões que sempre destacaram o país no mundo, reafirmamos nosso total apoio aos colegas ibegeanos e, mais uma vez, enaltecemos a posição da diretoria da ABEP que, corajosamente e em conjunto com várias outras associações, tem demonstrado apoio para a manutenção do IBGE como uma das instituições-pilares da produção de dados isentos e de qualidade, em consonância com o primeiro dos Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais aprovados pela Comissão de Estatística das Nações Unidas, da qual o IBGE é órgão associado.

Demógrafos, Demógrafas, estudiosos e estudiosas de População do Brasil

Junho de 2019

Obs: Caso queira fazer parte dos que subscrevem essa carta, acesse: https://forms.gle/RjAKU2Lbfbse8rvG8

Elza Berquó – CEBRAP/NEPO – ex-presidente da ABEP e ex-presidente da CNPD

Maria Coleta Ferreira Albino de Oliveira – Unicamp – ex-presidente da ABEP

José Marcos Pinto da Cunha – Unicamp – ex-presidente da ABEP

Gulnar Azevedo – Epidemiologista – IMS/UERJ – Presidente da ABRASCO

Eduardo Alberto Cuscé Nobre – Arquiteto/Urbanista – FAU/USP – Presidente da  ANPUR

Adauto L. Cardoso – Arquiteto/urbanista – Observatório das Metrópoles – IPPUR/URRJ

Ahmad Saeed Khan – Economista – UFC/ Ceará

Alberto Jakob – Demógrafo – Nepo/Unicamp

Alenjandro Morcuende Gonzáles – Geógrafo – pós-doutorando na FCT-UNESP.

Alessandra Rachid – DEP – UFSCar

Alessandra Traldi Simoni – doutoranda em Demografia, UNICAMP)

Alice Machado de Carvalho – IBGE (aposentada)

Álvaro de Oliveira D’Antona – Cientista Social – FCA/Unicamp

Amara Luciane Souza – Mestre em Segurança Pública pela UEAM

Ana Flávia Andrade de Figueiredo – Antropóloga – UFVJM/Minas Gerais

Ana Gabriela Braga – Trinnity Consultoria e treinamento

Ana Maria Goldani – Demógrafa – Princeton/USA

Ana Maria Nogales – Demógrafa – UNB

Ana Paula Dal’Asta – Doutora em Sensoriamento Remoto, colaboradora INPE

Ana Silvia Volpi Scott – Historiadora – NEPO/Unicamp

Anderson Kazuo Nakano – professor da Universidade Federal de São Paulo

Angela Facundo Navia – UFRN/Departamento de antropologia

Anna Karoline Rocha da Cruz – doutoranda em Demografia UNICAMP

Antonio César Ortega – Instituto de Economia/UFU

Antonio Gelson de Oliveira Nascimento – Demógrafo – UEAM/Amazonas

Antonio Miguel Vieira Monteiro – Engenheiro – Análise Espacial, Pesquisador Senior, INPE

Aparecido Soares da Cunha – IBGE

Augusto Frederico Junqueira Schmidt – mestrando em Demografia UNICAMP

Barbara Avelar Gontijo – UNIMED-BH

Bernardette Cunha Waldvogel – Demógrafa – Fundação SEADE

Benedito Medrado – Psicologia Social da UFP

Bruna Carolina Garcia – mestrandaem Demografia UNICAMP

Camila Ferreira Soares – doutoranda em Demografia UNICAMP

Camila Rodrigues da Silva – Jornalista – Doutoranda Demografia Unicamp

Camilo Adalton Mariano da Silva – Demógrafo – Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP

Carla Bernadete Madureira Cruz – Geógrafa – UFRJ.

Carla Craice da Silva – professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Carlos Augusto Ferreira de Andrade – DEMQS/ENSP/Fiocruz

Carlos Eugênio Ferreira – Demógrafo – Fundação SEADE

Carlos Fernando Ferreira Lobo – UFMG

Cassiano José Bezerra Marques Trovão – DEPEC/UFRN

Cesar Sanson – Depto Ciencias Sociais UFRN

Chandeline Jean Baptiste – doutoranda em Demografia UNICAMP

Cimar Alejandro Prieto Aparicio – pós-doutorando em Demografia UNICAMP

Clarisse Barbosa dos Santos – Letras – UFVJM/MG

Cláudia Koeppel Berenstein – Trinnity Consultoria e treinamento

Cláudia Pereira – ENSP/FIOCRUZ

Claudia Regina Castellanos Pfeiffer – Labeurb/Nudecri/Unicamp

Cláudia Siqueira Baltar – Demógrafa – UEL/Paraná

Cláudio Dedecca – Economista – Unicamp

Cleber Nascimento do Carmo – Pesquisador em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz)

Clician do Couto Oliveira Conselheira do Corecon-rj

Clóvis Caribé Menezes dos Santos – Universidade Estadual de Feira de Santana- uefs/Bahia

Cosme Marcelo Passos da Silva- Pesquisador Titular (ENSP/Fiocruz)

Cristiana Simão Seixas – Ph.D em Gestão Ambiental e de Recursos Naturais – NEPAM/UNICAMP

Cristina Maria Macêdo de Alencar Universidade Católica do Salvador

Dafne Sponchiado – doutoranda em Demografia UNICAMP

Dalia Elena Romero Montilla – Demógrafa – FIOCRUZ

Daniel Brochado Pires – doutorando em Ciências Sociais – Unicamp

Daniel Savignon Marinho – Analista de gestão em saúde – Fiocruz

Daniela Vono de Vilhena – Demógrafa/Population Europe

Dario Scott – doutorando em Demografia UNICAMP

Dayane Julia Carvalho Dias – doutoranda em Demografia UNICAMP

Diego Aparecido Alves Gomes Figueira – Letras – Instituto Federal de São Paulo/Campinas

Dimitri Fazito – Demógrafo – UFMG

Douglas Sathler – Demógrafo – UFVJM

Duval Magalhães – Demógrafo – PUC/Minas

Eduardo Chapadeiro – Geólogo – PRCZ Consultores Associados

Eduardo F. P. Moreira – PUC/SP

Eduardo Marques – Cientista Político – USP e CEM/CEBRAP

Elaine Meire Vilela – UFMG

Eliana Mesquita da Silva – Demógrafa pela UFRN

Eliana Pinheiro de Sousa – URCA e vice-presidente da SOBER

Elisabeth Meloni Vieira – Médica – USP/Ribeirão Preto

Elizabete Dória Bilac – Socióloga – NEPO/Unicamp

Érica Tavares da Silva Rocha – Cientista Social – Universidade Federal Fluminense – UFF Campos

Estela Maria García de Pinto da Cunha – Demógrafa – NEPO/Unicamp

Everton Emanuel Campos de Lima – Demógrafo – Nepo/Unicamp

Fausto Brito – Demógrafo – CEDEPLAR/UFMG

Felipe Inácio Xavier de Azevedo – doutorando em Demografia UNICAMP

Fernanda Fortes de Lena – Demógrafa – Doutoranda em Demografia – Unicamp/IFCH

Fernando Benvenutti Schaab – Geógrafo – doutorando na UFRGS.

Flávia Maria Galizoni – UFMG/Montes Claros

Flávia Sommerlatte Silva – Demógrafa –

Flávia Vitor Longo – Doutora em Demografia – Unicamp

Flavio Henrique Miranda de Araújo Freire – Demógrafo – UFRN

Gabriela Carvalho de Oliveira – mestranda em Sensoriamento Remoto/ INPE

Gabriela Penna Ambrosio Tabare Leite – Demógrafa – UNIMED-BH

Geovane da Conceição Máximo – Demógrafo – UFVJM

Gerardo Cerdas Vega – membro GEMAP, Grupo de Estudos sobre Mudanças Sociais, Agronegócio e Políticas Públicas, do CPDA/UFRRJ

Giovana Gonçalves Pereira – doutoranda demografia/Unicamp

Gisela Patricia Zapata Araújo – Demógrafa – CEDEPLAR/UFMG

Gloria Moraes – Engenheira – Universidade Mackenzie – Rio

Guilherme Fortes D. C. Varajão – UFVJM

Guilherme Margarido Ortega – Demógrafo.

Guiomar Germani – UFBA/ GeografAR

Helena Hirata – Diretora de pesquisa emérita do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), France

Heloísa Corrêa Pereira – pesquisadora Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Herick Cidarta Gomes de Oliveira – Mestre e Doutorando em Demografia/UFRN

Igor Cavallini Johansen – Demógrafo – pós-doutorando Instituto de Ciências Biomédicas, USP

Iuri da Costa Leite – demógrafo – FIOCRUZ

Ivan França Junior – Epidemiologista – Faculdade de Saúde Pública/USP

Járvis Campos – demógrafo – UFRN

Jean Legroux – Geógrafo – pós-doutorando na FCT-UNESP.

Jéssica Monteiro da Silva Tavares – Doutoranda em Geografia UFES

Jóice Domeniconi – Doutoranda em Demografia/Unicamp

Joice Melo Vieira – Demógrafa – Nepo/Unicamp

Jomar Alace Santana – Analista em Ciência e Tecnologia/ CNPq

Jonatas Silva do Espírito Santo, representante da Bahia no Sistema de Estimativas e Projeções Populacionais do IBGE

Jordana Cristina de Jesus – Demógrafa – UFRN

Jorge Lira – Psicologia Social da UFP

José Vilton Costa – Demógrafo – UFRN

Josélia Barroso Queiroz Lima – Psicóloga – UFVJM/Minas Gerais

Juciano Martins Rodrigues – Ciências Econômicas – Observatório das Metrópoles – IPPUR/URRJ

Juliana Carvalho Ribeiro

Juliana Salles Madeira – mestranda em Demografia UNICAMP

Juliana Sampaio Farinaci – Bióloga – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CCST/INPE)

Karina Cardoso Meira – UFRN

Kebler Oliveira – Demógrafo – UFS

Kelly Cristina de Moraes Camargo – doutoranda em Demografia UNICAMP

Késia Anastácio Alves da Silva – Demógrafa -pós-doutoranda na FCT-UNESP.

Laeticia Rodrigues de Souza – Demógrafa – Nepo/Unicamp

Larissa Souza Catalá – em Demografia UNICAMP

Laura Carvalho – Professora da Faculdade de Economia e Administração da USP

Leila Ervatti – Demógrafa – IBGE

Lena Lavinas – Economista – UFRJ

Leonardo Freire de Mello – Demógrafo – UFABC/ SP

Leonildo Pereira de Souza – Sociólogo – IPARDES

Letícia Marteleto – Demógrafa -Universidade do Texas/USA

Letícia Pádua – UNIVALE/ São Paulo

Ligia Bahia – Médica – UFRJ

Lilia Schraiber – Faculdade de Medicina da USP

Lilia Terezinha Montali – Unicamp

Luana Junqueira Dias Myrrha – Demógrafa – UFRN

Lúcia Machado Bógus – Socióloga – PUC/SP

Lúcia Yazaki – Demógrafa – SEADE

Luciana Conceição de Lima – UFRN

Luciana Corrêa do Lago – Arquiteta/urbanista – Observatório das Metrópoles – IPPUR/URRJ

Luciana Correia Alves – Demógrafa – Nepo/Unicamp

Luciana Gomes de Araújo – Ecóloga – IEE/USP; NEPAM/UNICAMP

Luciana Rosa de Souza – prof. e pesquisadora na área de economia do setor público da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Luciene Longo – demógrafa – IBGE/Minas Gerais

Luís Felipe Aires Magalhães – Demógrafo – PUC/SP

Luis Paulo Bresciani – USCS/FGV

Luiz Antonio Bastos Camacho – Pesquisador Titular (ENSP/Fiocruz)

Luiz Antonio Chaves de Farias – pós-doutorando em Demografia UNICAMP

Luiz César de Queiroz Ribeiro – Coordenador do INCT/Observatório das Metrópoles – IPPUR/UFRJ

Luiz Jardim Wanderley – Geógrafo – Universidade Federal Fluminense

Maira Covre Sussai– Socióloga – Departamento de Sociologia/UERJ

Maísa Faleiros da Cunha – NEPO/Unicamp

Manoela Silva Munhoz – mestrandaem Demografia UNICAMP

Marcelo Gomes Ribeiro – Economista – Observatório das Metrópoles – IPPUR/URRJ

Marcelo S. de Carvalho – DECON EPPEN / UNIFESP

Márcia Alves Pereira – Demógrafa – UNIMED-BH

Márcia Leite – FE/Unicamp

Marco Aurélio Máximo Prado – UFMG

Marcos Roberto Gonzaga – UFRN

Margareth Crisóstemo Portela – ENSP/Fiocruz

Margareth Martha Arilha Silva – Psicóloga – Nepo/Unicamp

Maria Alice Pestana de Aguiar Remy – coordenadora adjunta do GT Trabalho e População da ABEP – Unicamp

Maria Camila L. D’Ottaviano – Arquiteta/urbanista – FAU/USP

Maria de Fátima Lage Guerra – demógrafa e economista do DIEESE

María del Rosario Aparicio López – Demógrafa – pós-doutoranda COLMEX/México

Maria do Carmo Leal – ENSP/Fiocruz

Maria Isabel Sobral Escada – Pesquisadora do INPE

Maria Silvia Casagrande Beozzo Bassanezi – Historiadora – Nepo/Unicamp

Mariana Fix – Arquiteta/Urbanista – CEDD/IE/Unicamp

Mariana Loredo Mayer Soares – Demógrafa – UNIMED-BH

Mariana M. Rebouças, economista, aposentada IBGE

Marley Dechamps – Demógrafa – Observatório das Metrópoles – IPARDES

Marta Teresa da Silvia Arretche – Cientista Política – USP – Diretora do CEM/CEBRAP

Mary Garcia Castro – Professora Visitante – UFRJ/ Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Professora aposentada- UFBA Pesquisadora Flacso-Brasil

Matheus Alves Albino – mestrando em Demografia UNICAMP

Matthew Aaron Richmond – Geógrafo – pós-doutorando na FCT-UNESP.

Mauro Augusto dos Santos – Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE

Mayalu Matos Silva – Analista de gestão em saúde – Fiocruz

Miquéias da Silva Araújo – graduação UNICAMP

Moises Alberto Calle Aguirre – Demógrafo – UFRN

Monica Aparecida Tomé Pereira – Doutora em Demografia – Unicamp Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Morvan de Mello Moreira – Demógrafo – Fundação Joaquim Nabuco- Recife

Natália Belmonte Demétrio – pós-doutorando em Demografia UNICAMP

Natália Daniela Soares Sá Britto – Geógrafa – pós-doutoranda na FCT-UNESP.

Nayla Lopes – jornalista e cientista política – IBGE

Niemeyer Almeida Filho – Universidade Federal de Uberlândia

Orlando Santos Junior – Cientista Social – Observatório das Metrópoles – IPPUR/URRJ

Pablo Martin Bender – Geógrafo – pós-doutorando na FCT-UNESP.

Pamila Cristina Lima Siviero – Demógrafa – Demógrafa – Universidade Federal de Alfenas

Paolo Parise – Teólogo – Missão Paz/SP

Patricia Vieira Tropia Docente Ciência Política Universidade Federal de Uberlândia

Paula Montagner – Fundação Seade

Paula Regina Pereira Marcelino – USP

Paulo Afrânio Sant´Ana – UFVJM

Paulo Borlina Maia – SEADE

Paulo Eduardo Teixeira – Historiador – Unesp/Marília

Paulo Januzzi – Ence/IBGE

Paulo José Pereira – Demógrafo – UNIVASF/Pernambuco

Paulo Mortari Araújo Correa – doutorando em Demografia UNICAMP

Paulo Rocha Casella – Faculdade de Direito/USP

Pedro Gomes Andrade – doutorando em Demografia UNICAMP

Priscila de Souza Silva – Mestranda em Demografia pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN.

Raíssa Sidrim – doutoranda em Demografia UNICAMP

Raphael M. Guimarães – Escola Politécnica/ Fundação Oswaldo

Raquel Alonso – Demógrafa – Doutoranda em Ciências Sociais – Unicamp

Raquel Faria Scalco – Geógrafa – UFVJM/Minas Gerais

Raquel Rolnik – Arquiteta/Urbanista – FAU/USP

Raquel Souzas – IMS/CAT-UFBA

Regina Maria Barbosa – Médica Sanitarista – Nepo/Unicamp

Reinaldo Onofre dos Santos – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Renata Guimarães Vieira de Souza Pimentel – Demógrafa – Trinnity Consultoria e treinamento

Renata Lins – doutoranda IE/UFRJ.

Renata Maciel Ribeiro – doutoranda em Ciência do Sistema Terrestre / INPE

Ricardo de Sampaio Dagnino – Demógrafo – UFRGS/Campus Litoral Norte

Ricardo Ventura Santos – Fundação Oswaldo Cruz e Museu Nacional/ UFRJ

Richarlls Martins – Coordenador geral da Rede Brasileira de População e Desenvolvimento/REBRAPD

Rignaldo Rodrigues Carvalho – doutorando em Demografia UNICAMP

Roberta Peres – Demógrafa – UFABC

Roberto do Nascimento Rodriguez – Demógrafo – Professor Titular aposentado da UFMG

Roberto Luiz do Carmo – Demógrafo – Nepo/Unicamp

Rodney Carlos Bassanezi – Matemático – IMECC/Unicamp

Rodrigo Rodrigues de Freitas – biólogo – PPGCA/Universidade do Sul de Santa Catarina.

Rogério Jerônimo Barbosa – Cientista Social – CEM/CEBRAP

Ronaldo Baltar – Sociólogo – UEL/Paraná

Rosa Maria Ribeiro da Silva – Socióloga – Analista sênior do IBGE (aposentada)

Rosana Baeninger – Socióloga/Demógrafa – Unicamp

Rosely Alvim Sanches – Bióloga -IEE USP e Fatec-Itaquaquecetuba

Sandra Garcia – Demógrafa – CEBRAP

Sandra Valongueiro – Médica – UFE/Pernambuco

Sergio Odilon Nadalin – Historiador – Universidade Federal do Paraná

Sergio Pereira Leite – Economista – CPDA/UFRRJ

Sidney Silva – Antropólogo – UFA/Amazonas

Silvana Amaral – Engenheira – Doutora em Sensoriamento Remoto-INPE

Silvana Nunes de Queiroz – Demógrafa – URCA/ Ceará

Simone Silva de Deos – Economista – Instituto de Economia da Unicamp

Sofia Caselli Furtado – mestranda em Demografia UNICAMP

Sonia Correa – Arquiteta – ABIA/Rio de Janeiro

Sonia Duarte de Azevedo Bittencourt – ENSP/Fiocruz

Sonia Fleury – Cientista Política, Fiocruz

Stella Telles – Demógrafa – NEPP/Unicamp

Suzana Pasternak – Arquiteta e Demógrafa – FAU/USP

Tania Lago – Médica e demógrafa – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Tathiane Mayumi Anazawa – Demógrafa – pós-doutoranda no INPE

Teresa Sacchet – Cientista Política – PPGNEIM/UFBA

Teresa Serrando Barbosa – Profa.Titular aposentada do Departamento de Estatística  da Unirio

Tereza Campello – Ex Ministra do Ministério do Desenvolvimento Social

Thais Tartalha Lombardi – IPPRI/Unesp.

Thales Augusto Medeiros Penha Professor adjunto da UFRN

Thiago Bonatti – Demógrafo pela UNICAMP

Tirza Aidar – Demógrafa – Nepo/Unicamp

Valdiléa Gonçalves Veloso dos Santos – INI/Fiocruz

Victor del Vecchio – Universidade de São Paulo (PROMIGRA-USP)

Vinicius de Souza Maia – Mestrando em Demografia UNICAMP

Walter Belik – Instituto Economia – Unicamp

Weber Soares – Demógrafo – UFMG

Wilson Cano – Instituto Economia – Unicamp

Wilson Fusco – Demógrafo – Fundaj

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s