Manifesto da Unicamp em apoio ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Na última terça-feira, dia 23, a página da Unicamp publicou seu manifesto em apoio ao INPE. Confira na íntegra o texto:

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vem a público manifestar seu apoio ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) diante das críticas feitas pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, no dia 19 de julho, durante entrevista à imprensa internacional, a respeito das atividades que monitoram o desmatamento da Amazônia brasileira.

Ao posicionar-se publicamente diante desse episódio, a Unicamp une-se às demais instituições da comunidade científica, entre elas a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que já reagiram oficialmente às criticas do Governo Federal ao trabalho desenvolvido pelo INPE.

Conforme carta subscrita por diversas instituições científicas e enviada ao presidente da República em 10 de julho (OF. ABC-97/2019), não procede a afirmação de que os dados do INPE são insuficientes para identificar desmatamentos pequenos. A qualidade de seus dados é constantemente monitorada, resultando em um índice superior a 95% de precisão, e a política de transparência adotada pelo INPE permite acesso irrestrito a todas as informações geradas pelos sistemas de monitoramento, possibilitando avaliações independentes pela comunidade usuária e acadêmica. 

Atacar o INPE sem indicadores concretos caracteriza desconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição e desrespeito à comunidade científica. O Brasil necessita de políticas ambientais eficientes e sem viés ideológico, o que implica manter um sistema de fiscalização ágil, intenso e contínuo, em vez de contestar dados sem a devida fundamentação científica. A Unicamp reitera seu apoio e confiança nas atividades desenvolvidas pelo INPE e expressa preocupação com as críticas infundadas, num momento em que a ciência deveria ser tratada como fator estratégico para o desenvolvimento do País.

Reitoria da Unicamp

Campinas, 23 de julho de 2019.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s