Depoimentos

Nesta seção do Blog Demografia Unicamp apresentamos os relatos de alguns alunos egressos do nosso Programa de pós-graduação. O objetivo é obter um panorama de sua inserção no mercado de trabalho e também coletar dicas ou sugestões para os que atualmente realizam (ou desejam realizar) a pós-graduação em Demografia. Agradecemos aos colegas egressos pelo envio dos depoimentos.

2000px-Stjärna.svg

Meu nome é Alex Manetta, cursei mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Demografia da Unicamp (2007/2013), no momento sou recém egresso do programa de pós doutorado (PNPD/CAPES) junto a ENCE/IBGE e procuro uma nova alocação. Se posso deixar alguma mensagem, é que se desejarem uma colocação como pesquisadores/docentes em nível superior e pós-graduação, busquem acompanhar a produção científica de suas respectivas áreas, os principais congressos, assim como as possibilidades de publicação em periódicos especializados, sem perderem, na medida do possível, uma visão abrangente do trabalho técnico e científico que podem realizar, não só na demografia como em áreas afins.

2000px-Stjärna.svg

CarolMeu nome é Ana Carolina Soares Bertho, fiz o Mestrado e o Doutorado em Demografia entre 2008 e 2014. Sou pesquisadora e professora na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Minha primeira dica é: não se assuste com a Demografia no início do curso. Independentemente de qual a sua primeira área de formação, ela trará muitas novidades. Acho que não seria exagero dizer que ninguém se sente completamente confiante ou à vontade nos primeiros meses, mas depois melhora. Minha segunda dica é que a Dissertação e a Tese são indubitavelmente a parte mais importante da pós-graduação, mas não são tudo! Espera-se que @ alun@ formad@ esteja preparado para lidar com diversos temas demográficos, dar aulas, orientar trabalhos que não necessariamente terão a ver com sua área de especialidade e integrar equipes de pesquisa multidisciplinares. Então mergulhe fundo no trabalho final, mas sem perder de vista o horizonte.

2000px-Stjärna.svg

BarbaraMeu nome é Bárbara Roberto Estanislau e terminei o mestrado em Demografia na Unicamp em 2014, tendo iniciado em 2012. Hoje trabalho na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR\PR -, na Assessoria Técnica da Secretaria Executiva da SEPPIR. Trabalho diretamente com dados demográficos de pesquisas e cadastros do governo e vejo que esse tipo de conhecimento tem sido muito valorizado no governo, principalmente com o intuito de monitoramento e avaliação das políticas públicas. Assim, acredito que essa vertente seja interessante de ser mais explorada pelos alunos no curso, principalmente na elaboração de indicadores relacionados às políticas públicas.

2000px-Stjärna.svg

O meu nome é Julia Modesto Pinheiro Dias Pereira, cursei o Mestrado no em Demografia na Unicamp entre 2009/2010. Entrei no curso de Doutorado em Políticas Públicas na UFRJ em 2012 e atualmente estou na Secretaria de Gestão Estratégica da prefeitura de Niterói, como assessora.  A minha dica para os alunos é que procurem participar do máximo de atividades extracurriculares que puderem, principalmente aquelas que tiverem relacionadas a outras áreas.

2000px-Stjärna.svg

Sou Kleber Fernandes de Oliveira, fiz o Doutorado em Demografia entre 2004 e 2009. Em 2006, fui aprovado em 1º lugar em concurso público para professor de Estatística da Universidade Federal de Sergipe, onde estou atualmente e desde novembro de 2012 também sou coordenador de planejamento e avaliação acadêmica.
Uma dica importante para os que querem seguir a carreira de Demografia é buscar sempre associar os estudos teóricos das áreas de população, com a Estatística, Economia, Geografia (análise espacial), dentre outras. O estudo sistemático e sempre voltado para a melhoria das condições de vida da população deve ser o norte. Tentem abordar temas que ultrapassem os limites da universidade. A Tese ou Dissertação não devem ser apenas uma formalidade, mas um trabalho a partir do qual possam surgir diagnósticos e proposições de desenvolvimento.

2000px-Stjärna.svg

Sou Luciano Oliva Patrício, passei pelo Programa de pós-graduação em Demografia entre março de 2010 e fevereiro de 2012, quando fiz meu Mestrado. Atualmente reassumi meu cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Exerço o cargo de Diretor no Ministério do Meio Ambiente. Minha interface com a Demografia resume-se à cooperação entre o MMA e o UNFPA, através da qual são contratados estudos sobre temas específicos de interesse do Ministério. A título de sugestão aos que estão realizando neste momento a pós em Demografia, minha dica é de que percam o medo dos números e das conclusões. Este símbolo (ʃ) não é uma cobrinha nem muito menos uma sucuri pronta a nos engolir. Lembrem-se também que “talvez” nunca é a melhor resposta para uma pergunta concreta.

2000px-Stjärna.svg

MaisaMeu nome é Maísa Faleiros da Cunha e sou graduada em Ciências Sociais. Fiz o Mestrado em Demografia entre 2003-2005 e o Doutorado em Demografia entre 2005-2009 na Unicamp. Desde 2012 sou pesquisadora do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” na área de Demografia Histórica. Entre 2009 e 2012, atuei como professora universitária e do ensino médio. Minha sugestão para os alunos que atualmente cursam a pós em Demografia é que tenham experiência de estudo ou pesquisa em universidades internacionais e que ampliem sua formação para além de sua área de estudo.

2000px-Stjärna.svg

Meu nome é Márcia Milena Pivatto Serra,  sou da segunda turma do Doutorado em Demografia na Unicamp (1992) e depois fiz um Pós doutorado no NEPO.  Neste momento sou professora 40 horas em uma universidade particular da cidade de Campinas, trabalho com o curso de Administração com uma linha de pesquisa chamada Demografia de Negócios ou Demografia Organizacional. Minha sugestão para os alunos que atualmente cursam a pós em Demografia é que ampliem seus horizontes, a demografia é interdisciplinar e pode ser aplicada nas mais diversas áreas.

2000px-Stjärna.svg

PauloEu me chamo Paulo Borlina Maia. Fiz o Doutorado em Demografia entre 2004 e 2009. Iniciei na Demografia em 1988, na Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, como estagiário e permaneço até hoje no departamento de estudos de população. A dica, se puder, dedique-se exclusivamente à vida acadêmica: assista às aulas, laboratórios, seminários, congressos, etc. Discuta seu projeto com o orientador, demais professores e colegas. Faça amigos e divirta-se também!

 

 

2000px-Stjärna.svg

 

RicardoSou Ricardo Ojima e fiz meu doutorado em demografia no NEPO entre 2003 e 2007. Meu primeiro contato com a demografia foi ainda na graduação com Rosana Baeninger e depois com o NEPO em uma pesquisa censitária que foi feita pelo NEPO na cidade de Paulínia em 1997 ou 98 (não me lembro exatamente… rsrsrs). Fui bolsista AT de um projeto da Bete Bilac e depois, no doutorado, orientado pelo saudoso prof Daniel Hogan. Após concluir o doutorado, participei de um projeto do NEPO com Zé Marcos e Mayra e em seguida fiz um estágio pós-doutoral aí também. Passei um ano como gestor de ensino e pesquisa na Fundação João Pinheiro em MG, em 2009 e depois voltei ao NEPO como pesquisador em 2010. Em 2011, passei no concurso para docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde estou até hoje no mais novo programa de pós-graduação em demografia do Brasil e único fora da região sudeste. Seguindo o depoimento de vários dos amigos que já publicaram aqui, recomendo que busquem a interdisciplinaridade na formação e na ação. Desenvolvam a capacidade de se adaptar às demandas, pois mesmo que você se especialize em um ramo da demografia, pode (e deve) ser capaz de contribuir em outras frentes. Independentemente se vai seguir a carreira acadêmica, de gestão pública ou na iniciativa privada, essa formação lhes será muito útil. Estejam sempre abertos aos novos desafios!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s