Mestrado

O Mestrado em Demografia busca introduzir os alunos no campo do conhecimento da Demografia, contemplando de forma abrangente todos os aspectos relacionados à dinâmica da população. A ênfase é dada ao desenvolvimento do domínio sobre as principais técnicas de análise demográfica em sua relação com as interpretações teóricas dos resultados obtidos em termos dos fenômenos demográficos (vide Edital Nacional-PPGD).

Processo Seletivo

CORPO DISCENTE 

Ana Letícia Pereira Sousa

Mestranda em Demografia no Instituto de Fisolofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH – UNICAMP). Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integrante do grupo de pesquisa GRITUS – Gênero, Raça e Interseccionalidades no Turismo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Seus principais temas de interesse relacionam-se com gênero, relações étnico-raciais e outros marcadores sociais e suas interseccionalidades com outras temáticas, como mercado de trabalho e pobreza.

Beatriz Heloise Messias

Mestranda em Demografia Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – IFCH/UNICAMP. Bacharel em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2021) Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística. Atualmente é analista de Modelagem na Boa Vista na área de Modelos Customizados.

Carolina Maria Rodrigues Costa

Mestranda em Demografia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – IFCH/UNICAMP (coorte 2024). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC (2022). Sua pesquisa abrange os seguintes temas: Demografia da infância e juventude; demografia e políticas públicas; saúde e proteção da infância e adolescência e Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Atua nas áreas de Assistência Social, Psicologia Social e Clínica de base psicanalítica.

Giulia Giacomini Kiefer

Mestranda em Demografia – IFCH/UNICAMP (2024); bacharela e licenciada em Geografia pela mesma instituição (2021). Em 2019, realizou intercâmbio acadêmico na University of Bergen (Noruega). Interessada nas temáticas relacionadas a Demografia Histórica e Demografia Espacial.

Gustavo Casteletti de Alcântara

Mestrando em Demografia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas – IFCH/Unicamp; Analista de Dados na Base dos Dados. Geógrafo (Licenciado e Bacharel) pela PUC-Campinas. Suas pesquisas abrangem os seguintes temas: Análise Espacial, Análise de Dados, Sistemas de Informação Geográfica, Geoprocessamento, Geografia da Saúde e Demografia.
E-mail: gustavo.ca.geografia@gmail.com

Gustavo Palma de Andrade Santos

Formado em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (2023). Durante a graduação, foi pesquisador bolsista do programa PIBIC/CNPq (2020/2021) e bolsista de iniciação científica da FAPESP (2023). Atualmente, é aluno de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGD) da Universidade Estadual de Campinas.

Karina Maria Berbert Bruno

Geógrafa pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Geociências, com ênfases em sistemas de informações geográficas (SIG), análises geoespaciais, ambientais, econômicas e sociais. Atuações: atualmente atua como consultora de sensoriamento remoto e geoprocessamento, com focos em análises geoespaciais voltadas para incêndios florestais. Anteriormente atuou como: analista de sensoriamento remoto e geoprocessamento na Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (giz) GmbH, em projetos voltados para o monitoramento e qualificação do uso da terra e desmatamento nos biomas do Cerrado e Amazônia; Analista de Desenvolvimento Tecnológico I (área de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento) no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem) – Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), onde iniciou com experiência de estágio em 2017; estagiária no Instituto Tecnológico do Estado de São Paulo (IPT – Campus USP Butantã) na Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais (SIRDEN), desenvolvendo mapeamentos de grandes áreas com o uso de SIG e participou em projetos de contenção de riscos e desastres naturais desenvolvidos pelo Instituto; estagiária no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no setor Agropolo, desenvolvendo pesquisas na área do setor de energias renováveis e projetos relacionados à bioeconomia.

Leonardo Nicolau de Barros

Sou Geógrafo formado pela UNESP de Rio Claro/SP. Atualmente, cumpro uma jornada dupla, cursando Mestrado em Demografia na UNICAMP de Campinas/SP, curso que concluo em 2021, e trabalhando no IBGE como Agente de Pesquisa e Mapeamento, onde atuo na realização de pesquisas da PNAD Contínua e na área de mapeamento utilizando QGIS, Google Earth e Maps. Possuo formação técnica em Informático, inglês avançado/fluente e experiência com geoprocessamento e produção de mapas, bem como experiência como professor e educador. Algumas das minhas qualidades são: criatividade, proatividade, vontade de aprender e boa comunicação e relação interpessoal. 

Leonardo Noveli

Aluno de mestrado no programa de pós graduação em Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp). Fisioterapeuta graduado pela Fauldade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP, 2021), especialista em Urgência e Trauma pelo programa de Residência Multidisciplinar em Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas, 2023). Tem interesse na investigação das estratégias da gestão inteligente em saúde e redes complexas de dados; determinantes de saúde, padrão epidemiológico regional e inequidade social; e distribuição espacial e abrangência da rede de saúde.

Ludmilla Regina de Souza Silva

Mestranda em Demografia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – IFCH/UNICAMP (coorte 2022). Possui graduação em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2021) e em Comércio Exterior pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – FATEC (2013). Suas pesquisas abrangem os seguintes temas: saúde sexual e reprodutiva; saúde pública; migração e refúgio; família, gênero e cuidados. Faz parte do Grupo de Pesquisa Família, Gênero e Cuidados: das invisibilidades e sobrecargas do trabalho reprodutivo. Atua nas seguintes áreas: Saúde sexual e reprodutiva; Migração; Saúde pública; Família, gênero e cuidados.

Matheus dos Santos Alves

Mestrando em Demografia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – IFCH/UNICAMP (coorte 2023). Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2021). Suas pesquisas abrangem os seguintes temas: Mortalidade, Projeções Demográficas, Previdência e Seguros. No mercado de trabalho Atuarial e Demográfico há 7 anos.

Meshak Lozier

Mestrando em Demografia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – IFCH/UNICAMP (coorte 2023). Bacharel em Ciências Econômicas na Universidade Quisqueya (UNIQ) no Haiti (2017). Formado em liderança pela Compassion International (CI) (2016). Sua pesquisa se concentra na migração internacional de estudantes. Trabalha desde 2007 na coleta/supervisão, entrada de dados, cálculo e análise do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no Institut Haïtien de Statistique et d’Informatique (IHSI).
Área de especialização/interesse: Demografia, Economia, Inflação e Segurança Alimentar.

Nunes Laurentino Nitanelene

Mestrando em Demografia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP)- coorte 2024. Graduado em Geografia, com Orientação em População, Desenvolvimento e Ambiente, pela Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique. Suas pesquisas abrangem os seguintes temas: impactos ambientais de Projectos de desenvolvimento em Moçambique. Suicídio na Província de Gaza: incidências e estratégias de prevenção.

Natália Fiorante Breda

Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora no Grupo de Estudos em Tecnologias e Inovações na Gestão Pública (GETIP-USP), com interesse na linha de pesquisa voltada para temáticas de indicadores sociais, dados públicos e políticas públicas LGBTQIA+. Atualmente é Analista de Soluções para Governo na Colab Tecnologia e Serviços de Internet S.A. e voluntária na diretoria de Jurídico-Financeiro do Instituto Saudiversidade, organização não governamental, sem fins lucrativos, que visa promover a educação, informação e comunicação sobre saúde integral com foco nas diversidades. Foi servidora pública comissionada na Prefeitura Municipal de São Paulo por 2 anos, na qual atuou como Assessora Técnica I, responsável pela área de Monitoramento e Avaliação de Metas e Indicadores do Programa FAB LAB LIVRE SP (rede pública de laboratórios de fabricação digital).

Theo Seligman

Mestrando em Demografia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP)- coorte 2024. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui interesse e pesquisa em estudos migratórios, com ênfase em migração internacional, estudos fronteiriços e dinâmicas populacionais.

Viviane Aparecida de Araujo

Graduada em Administração Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp). Atuou em dois veículos impressos de comunicação, dos quais, no jornal Brasil de Fato. Desenvolveu, em 2017, iniciação científica na área de Demografia, com foco em Segregação e Políticas Públicas de Educação, no Núcleo de Estudos de População (NEPO/Unicamp). Realizou, também em 2017, intercâmbio acadêmico na Universidad de Chile (Santiago/Chile). 

Paula Guimarães

Possui graduação em Geografia nas modalidades de Bacharelado e Licenciatura, pela UNICAMP. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) ligados principalmente a Geomorfologia, Estudos de caracterização de grandes movimentos de Massa ( Debris-flow) e Agricultura de Precisão. Atuou como estagiária da Embrapa Informática Agropecuária na seção de geotecnologias, participando de mapeamentos de grandes bacias hidrográficas para o monitoramento da cobertura vegetal e uso da terra, por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto. Atualmente é Mestranda em Demografia pela UNICAMP, atuando dentro da linha de pesquisa de Família, Gênero e população.
Áreas de atuação/interesse: Fecundidade, Nupcialidade e Relações Sociais de Sexo.
E-mail: paula.guimaraes09@gmail.com

(Página construída a partir de informações cedidas pelos alunos da pós-graduação em demografia IFCH/UNICAMP – última atualização em 28 de abril de 2024)